Associação Terra Ciclismo

“Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro” encerra terceira fase em Ribeirão Preto

O projeto social “Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro” encerrou a sua terceira fase que passou por Ribeirão Preto, São Carlos, Orlândia e Jardinópolis, no último dia 19, na ONG Espaço Veredas. No local, mais de 30 crianças tiveram aulas práticas e teóricas sobre o trânsito em geral sobre a bicicleta.

Durante o evento, estiveram presentes autoridades como os vereadores Glaucia Berenice e Alessandro Maraca, além de Sérgio Callegari, presidente do Espaço Veredas. A fase 3 do projeto atendeu 1.990 crianças em ambas as cidades.

As últimas crianças beneficiadas pela fase 3 do programa receberam cartilha, camiseta, squeezes e lanche, além de um certificado e uma “carteira de habilitação para ciclistas”, semelhante às CNHs dos motoristas. As aulas aconteceram de segunda à sexta-feira em contraturno escolar. Todas as crianças recebiam lanches diariamente.

O vereador Alessandro Maraca destaca a importância de um projeto social voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes na cidade. “As crianças acabam se inteirando mais com as atividades e acaba elevando a autoestima delas e isso é muito importante para o futuro de Ribeirão”, afirma o vereador.

A vereadora de Ribeirão Preto que também é voluntária do Espaço Veredas, Glaucia Berenice, apoia projetos que preparam as crianças para serem cidadãos conscientes. “A bicicleta, muitas vezes, é um meio de transporte de toda a família e essas crianças podem passar tudo o que aprenderam nas aulas e assim serão seres humanos multiplicadores”, diz Berenice.

O presidente do Espaço Veredas, Sérgio Callegari diz estar sempre com as portas abertas para projetos sociais que visam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “O trânsito está cada vez mais caótico e educar essas pessoas que são o nosso futuro pode ser uma saída”, conclui o presidente.

O coordenador e idealizador do projeto, Danilo Terra afirma que muitas crianças ainda serão beneficiadas pelo projeto. “A ‘Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro’ terá a fase IV e queremos continuar cumprindo os nossos objetivos e beneficiar muito mais crianças do que as outras fases”, diz. A quarta fase tem previsão de iniciar em abril deste ano. Ao todo, o projeto já atendeu 6.220 crianças desde a sua fundação.

“A Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro – Fase 3” teve o patrocínio das empresas Itaobi, Tanger, Morlan e Passalacqua; e copatrocínio de Alcolina, Ourofino, Balões Pic-Pic, Cenourão, Suporte Rei e Mialich. Os apoiadores são: Canal Artefatos, DVB Vidros, Fundição Batatais, Nutrigesso, Kidoçura, Lufix, Cirúrgica Mafra, Mercosul, Molyplast, Polar Truck, Riberball e São Francisco.

LEIA TAMBÉM