Associação Terra Ciclismo

Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro inicia atividades em Jardinópolis



O Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro –Fase 9–, que visa promover a educação de trânsito para crianças entre 5 e 12 anos, iniciou as atividades em Jardinópolis na última segunda-feira (1º).

O projeto passará na cidade por quatro locais: a EMEF Elsa Rosalina Pegoraro, a EMEF EDDA Saud Fregonesi, a Associação Ciranda Viva e o Núcleo de Assistência Infanto Juvenil.

A EMEF Elsa Rosalina Pegoraro receberá o projeto durante três semanas: de 1º a 5, 8 a 12 e 15 a 19. Já na EMEF EDDA Saud Fregonesi, as aulas serão realizadas entre 22 e 26 de setembro, 29 de setembro a 3 de outubro e 6 a 10 de outubro. A penúltima parada será na Associação Ciranda Viva, que sediará as atividades entre os dias 13 e 17 de outubro, enquanto o Núcleo Assistência Infanto Juvenil atenderá as crianças de 20 a 24 de outubro.

No Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro, as crianças de 5 a 12 anos aprendem durante cinco dias as leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, por exemplo.

O objetivo principal do projeto é promover a educação de trânsito, a cidadania e a sustentabilidade, através da bike.

Logo após a conclusão das atividades, os alunos recebem a carteira de habilitação simbólica, uma espécie de certificado.

“A infância é a fase ideal para consolidar a educação no trânsito e formar cidadãos mais conscientes. Por isso, o projeto tem como principal objetivo transmitir essas noções de forma lúdica. A iniciativa ensina as crianças a usar a bicicleta corretamente, respeitando as leis de trânsito, além de compreender a importância das placas, da faixa de pedestres e das sinalizações”, disse Adriana Assuzena, coordenadora do projeto.

O Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro iniciou a fase 9 no dia 3 de fevereiro e está na sua 30ª semana.

Até o momento, o projeto passou por 11 núcleos em Ribeirão Preto entre escolas e associações.

Na fase 9, cerca de 1.200 crianças já foram atendidas.

Desde a primeira fase, iniciada em 2013, a Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro atendeu 19.600 crianças.

A Escola Pedalando para o Futuro tem os patrocínios da Riberfoods e Imediato.

O copatrocínio é do Grick, Mialich, Suporte Rei, Nutrigesso e Alliage.

O projeto ainda tem o apoio da Centro Oeste, Virbag, Passalacqua, Riberball, Cerâmica Atlas, Molybrasil, Passalacqua Tech, Supermercado União, Engevap, Passalacqua Indústria, Santa Emília, Dauriti e EletroMóveis.

A realização é da Associação Terra de Ciclismo, Lei de Incentivo ao Esporte e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM