Associação Terra Ciclismo

Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro promove educação de trânsito para aproximadamente 1.200 crianças


Em sua nona fase, o Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro já promoveu a educação de trânsito para aproximadamente 1.200 crianças em Ribeirão Preto. 

Até o momento, o projeto passou por 11 núcleos da cidade: Alvorada, CEMEI João Gilberto Sampaio, SCFV Jardim Marchesi, CEMEI Virgílio Salata, EMEF Prof. Alfeu Luiz Gasparini, CAIC (Antônio Pallocci), CEMEI Prof. Eduardo Romualdo, CEJA, Casinha Azul, SCFV Maria Nilde e EMEF Nelson Machado. 

No Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro, as crianças de 5 a 12 anos aprendem durante cinco dias as leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, por exemplo.

O objetivo principal do projeto é promover a educação de trânsito, a cidadania e a sustentabilidade, através da bike.

Logo após a conclusão das atividades, os alunos recebem a carteira de habilitação simbólica, uma espécie de certificado.

“A infância é a fase ideal para consolidar a educação no trânsito e formar cidadãos mais conscientes. Por isso, o projeto tem como principal objetivo transmitir essas noções de forma lúdica. A iniciativa ensina as crianças a usar a bicicleta corretamente, respeitando as leis de trânsito, além de compreender a importância das placas, da faixa de pedestres e das sinalizações”, disse Adriana Assuzena, coordenadora do projeto.

O Projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro iniciou a fase 9 no dia 3 de fevereiro e completa sua 29ª semana nesta sexta-feira (29).

Desde a primeira fase, iniciada em 2013, o projeto atendeu 19.600 crianças.

Agora, o projeto ficará durante oito semanas na cidade de Jardinópolis, onde passará por quatro locais: EMEF Elsa Rosalina Pegoraro, a EMEF EDDA Saud Fregonesi, a Associação Ciranda Viva e o Núcleo de Assistência Infanto Juvenil.

No dia 27 de outubro, volta para Ribeirão Preto com atividades na E.E DR. Francisco da Cunha Junqueira. As aulas ainda serão realizadas na Gewo Haus, Obreiros do Bem e SCFV/CAIC Antônio Palocci. 

A Escola Pedalando para o Futuro tem os patrocínios da Riberfoods e Imediato.

O copatrocínio é do Grick, Mialich, Suporte Rei, Nutrigesso e Alliage.

O projeto ainda tem o apoio da Centro Oeste, Virbag, Passalacqua, Riberball, Cerâmica Atlas, Molybrasil, Passalacqua Tech, Supermercado União, Engevap, Passalacqua Indústria, Santa Emília, Dauriti e EletroMóveis.

A realização é da Associação Terra de Ciclismo, Lei de Incentivo ao Esporte e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM