O projeto cultural “A Bicicleta Chegou” foi uma das atrações do quarto dia da 24ª Feira Internacional do Livro, que ocorre em Ribeirão Preto. A apresentação, que contou com a participação de uma escola pública da cidade, foi realizada na Biblioteca Sinhá Junqueira.
“A Bicicleteca Chegou!” é uma biblioteca itinerante sobre duas rodas que transporta livros, histórias, poesias e muita imaginação. Unindo mobilidade sustentável e incentivo à leitura, a iniciativa aproxima crianças e jovens do universo literário por meio de experiências culturais interativas.
Quem conduziu a apresentação foi o contador de histórias Tino Nascimento, que envolveu as crianças com narrativas sobre brinquedos reciclados. De forma criativa e lúdica, mostrou como materiais simples podem ganhar novas vidas, estimulando a imaginação e a consciência ambiental.
Ao final da atividade, cada estudante recebeu o livro “A Fantástica Fábrica dos Brinquedos Reciclados”.
“A bicicleta, neste projeto, simboliza a importância da conscientização ambiental, inclusão e acessibilidade, mas também mostra que o universo da literatura pode ser lúdico, criativo, sustentável e cativante para crianças e adultos”, afirma o coordenador do projeto, Danilo Terra.
Além de Ribeirão Preto, o projeto ainda terá dez apresentações na cidade de Batatais até o dia 22 de agosto, sempre com a proposta de estimular a imaginação, a consciência ambiental e o amor pelos livros.
O projeto “A Bicicleteca Chegou!” (PRONAC 239772) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.
Em Batatais, conta com o patrocínio da Marispan, coordenação cultural da Lampejos Produções Artísticas e produção executiva da Associação Terra de Ciclismo.


