Associação Terra Ciclismo

Projeto “Pedalando para o Futuro” inicia atividades no Hospital de Amor de Barretos

Após sete semanas com passagens por núcleos de Ribeirão Preto e Brodowski, o Projeto “Pedalando para o Futuro” desembarca na cidade de Barretos.

E a sede do projeto na próxima semana (22 a 26 de junho) será um local muito especial: o Hospital de Amor, que atenderá pacientes e irmãos dos pacientes.

O Projeto “Pedalando Para o Futuro” tem o objetivo principal de promover a educação de trânsito e a cidadania, ensinando as crianças a andar de bicicleta.

As crianças entre 5 e 12 anos aprendem as leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, crianças e outros veículos, por exemplo.

Após uma semana de aulas, a criançada é presenteada com uma simbólica carteira de habilitação.

“É uma grande satisfação iniciar o projeto Pedalando para o Futuro no Hospital de Amor, que tem um trabalho único integrando cultura, saúde e ciência. O Pedalando para o Futuro insere neste papel ensinando as noções de educação de trânsito de forma lúdica”, disse Danilo Terra, o idealizador do projeto.

“A gente ensina os pequenos a respeitar as placas, faixa de pedestre, as sinalizações e, principalmente, usar a bicicleta de forma correta, respeitando as leis de trânsito. Como ex-ciclista, fico muito feliz em contribuir com a inserção da bicicleta na vida desses jovens”, acrescentou Terra.

Além de Ribeirão Preto, Brodowski e Barretos, o projeto ainda passará por Jardinópolis.

No total, 17 núcleos entre escolas e entidades assistenciais serão atendido pelo projeto, que estará em execução até o dia 28 de março de 2025.

Iniciado em 2013, o projeto já atendeu 16.919 crianças.

O “Pedalando para o Futuro” tem os patrocínios da Arteris e Grupo Embramaco. O copatrocínio é da Nutrigesso, Grupo Passalacqua, Riberball e Dauriti.

O projeto tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Educação de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis, da Secretaria Municipal de Educação de Brodowski e do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor de Barretos. A realização é da Associação Terra de Ciclismo, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte e Governo Federal.

LEIA TAMBÉM