Associação Terra Ciclismo

Com o objetivo de promover a educação de trânsito para as crianças, Pedalando para o Futuro inicia atividades em Brodowski

Com o objetivo de promover a educação de trânsito para crianças entre 5 e 12 anos, o projeto “Pedalando Para o Futuro” começou oficialmente nesta segunda-feira (3), na cidade de Brodowski.

A primeira parada é na EMEF Amélia da Silva Passos Macchetti, que recebe o projeto durante três semanas. Na sequência, a EMEFTI Prof José da Silva Passos sediará o projeto entre os dias 24 a 28. 

Além de Brodowski, o projeto passará também pelas cidades de Barretos, Jardinópolis e Ribeirão Preto e atenderá 17 núcleos entre escolas e entidades assistenciais.

O projeto Pedalando Para o Futuro tem como principal objetivo promover a educação de trânsito e a cidadania, ensinando as crianças a andar de bicicleta.

Elas aprendem leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, crianças e outros veículos, por exemplo.

Após uma semana de aulas, que ocorrem no contraturno escolar, a criançada é presenteada com uma simbólica carteira de habilitação.

“É uma grande satisfação iniciar o projeto Pedalando para o Futuro, que tem como escopo principal inserir as noções de educação de trânsito de forma lúdica. A gente ensina os pequenos a respeitar as placas, faixa de pedestre, as sinalizações e, principalmente, usar a bicicleta de forma correta, respeitando as leis de trânsito. Como ex-ciclista, fico muito feliz em contribuir com a inserção da bicicleta na vida desses jovens”, disse Danilo Terra, o idealizador do projeto, que terá a duração de dez meses.

“Na maioria das vezes, a bicicleta é o primeiro veículo que temos. Ela também é um brinquedo, um objeto de desejo. Com o projeto, as crianças conseguem aprender as leis de forma despercebida. Acredito que a melhor fase para enraizar essa educação de trânsito é na infância”, completou.

Desde a primeira fase, iniciada em 2013, o projeto já atendeu 16.919 crianças.

O “Pedalando para o Futuro” tem os patrocínios da Arteris e Grupo Embramaco. O copatrocínio é da Nutrigesso, Grupo Passalacqua, Riberball e Dauriti.

O projeto tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Educação de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis, da Secretaria Municipal de Educação de Brodowski e do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor de Barretos. A realização é da Associação Terra de Ciclismo, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte e Governo Federal.

LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO PEDALANDO PARA O FUTURO
DATA
– 14 DE JUNHO
LOCAL – EMEF Amélia da Silva Passos Macchetti 
ENDEREÇO – Rua: Carlos Chagas, 590 – Nossa Senhora das Graças
HORÁRIO – 14h30

LEIA TAMBÉM