Associação Terra Ciclismo

‘Pedalando Para o Futuro Núcleos’ inicia as atividades em Leme

Itinerante por três municípios, programa social visa ensinar, por meio do aprendizado da bicicleta, cidadania e educação no trânsito

Está oficialmente aberta a temporada 2017 do projeto Pedalando Para o Futuro Núcleos. Em cerimônia que “diplomou” a primeira turma de crianças que tiveram aulas de bicicleta na cidade de Leme – todas da Associação Presbiteriana de Ação Social: Projeto Loid Apas -, poder municipal, patrocinadores, organizadores e professores estiveram reunidos para dar as boas vindas aos participantes do programa.

A nova temporada da ação passará ainda por Jardinópolis e Sertãozinho. “Pedalando para o Futuro Núcleos para nós é uma vitória, um motivo de muito orgulho. Ao final dele teremos atendido mais de oito mil crianças, mais um motivo de muito orgulho, já que contribuímos com tantas vidas. Na formação de jovens e cidadãos, que é o grande objetivo. O projeto é realizado graças à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo. E agradecemos aos patrocinadores que ajudaram a viabilizá-lo. Em Leme, mais especificamente a TS Tech, uma parceira já antiga que está sempre comprometida com a comunidade local”, destaca Danilo Terra, idealizador do Pedalando Para o Futuro Núcleos.

A nova temporada do programa, itinerante por inúmeras escolas, entidades e núcleos da assistência social dos municípios, deve ter a participação de quase duas mil crianças de cinco a 12 anos no período de um ano. Além de lições de bicicleta, o projeto oferece disciplinas que abrangem educação no trânsito e cidadania: leis, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, crianças e outros veículos, por exemplo. Ao final da participação, as crianças são “habilitadas” com um diploma em formato de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com nome completo e foto, garantindo um estímulo a mais para colocar em prática as lições aprendidas.

“Infelizmente em nosso município temos um alto índice de acidentes de trânsito e esse trabalho não deixa de ser preventivo, já que as crianças são o futuro. E aqui eles vão sair não apenas tendo aprendido a andar de bicicleta, mas também tendo noções gerais e conscientização sobre o trânsito. Só temos a agradecer”, celebrou Josiane Pietro, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme.

O Pedalando Para o Futuro Núcleos tem o patrocínio das empresas TS Tech, Grupo Imediato e Santa Helena. Copatrocínio de Passalacqua, Ourofino e Itaobi Transportes. Os apoiadores são Transmiro, Engevap, Cenourão, Fundição Batatais, Molyplast, Transmogiana, Nutrigesso, Centro Universitário Anhanguera de Leme, Secretarias de Educação, Cultura e Turismo de Sertãozinho, Secretarias de Educação e Assistência Social de Jardinópolis, Secretarias de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme. Realização: Associação Terra de Ciclismo em parceria com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Governo do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM