Associação Terra Ciclismo

Equipe de Ribeirão disputa a Prova Ciclística 9 de Julho, em São Paulo

Oito atletas estarão na capital paulista para representar o município na tradicional corrida, que chega à 71ª edição

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) tem mais um desafio neste final de semana pelo calendário do Ranking Nacional de Estrada da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Atual líder da lista, o time comandado pelo técnico Marcelo Donnabella corre a 71ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho, em São Paulo, para tentar beliscar mais pontos e se manter no topo.

Oito atletas foram convocados para participar do desafio, cujas largada e chegada serão na avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club da capital paulista: Alan Maniezzo, Cristian Egídio, Lucas Motta, Luís Trevisan, Rodrigo do Nascimento, Rodrigo Melo, Maurício Knapp e Rogério Júnior.

O início da prova, tradicionalmente disputada em comemoração ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, está marcado para 9h. Ao todo, 325 ciclistas de Elite correrão na categoria masculina. O trajeto de 113,5 quilômetros (divididos em cinco voltas de 22,7km) passa por avenidas como Presidente Juscelino Kubitschek, Antônio Joaquim de Moura Andrade, Valdemar Ferreira, Afrânio Peixoto e nos túneis Ayrton Senna, Tribunal de Justiça e Presidente Jânio Quadros, por exemplo.

“É um circuito longo, dentro de São Paulo, praticamente todo plano, com poucas subidas. Nos dois últimos anos a disputa foi para a chegada e a tendência normal é essa”, destacou Donnabella.

O treinador também ressaltou o retorno de Rodrigo Melo às pistas. “É o velocista da equipe e vamos ver como ele vai se portar, já que está voltando agora ao ritmo de competições. É a primeira prova dele após uma queda na Volta do Uruguai, mas ele está se sentindo bem”, disse.

 

Líderes

Com 758 pontos, o plantel ribeirão-pretano ostenta a liderança do Ranking Nacional de Estrada – do qual é bicampeão (2012 e 2013) e figura no top-3 há cinco anos –75 pontos à frente da Memorial Santos, segunda colocada com 683. São José dos Campos aparece na terceira posição, com 463.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, copatrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Clínica Collucci, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte.

LEIA TAMBÉM