Associação Terra Ciclismo

Cristian Egídio volta à pista para correr a Omnium de Caieiras

Ciclista da Equipe de Ribeirão Preto disputa competição nos mesmos moldes de prova no Rio de Janeiro, em maio, da qual sagrou-se campeão

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) terá um representante de peso na primeira edição do Meeting Internacional de Pista, na cidade de Caieiras-SP, neste final de semana. Cristian Egídio já está no município para tentar a segunda conquista da modalidade neste ano. Ele volta a atuar em um Velódromo após a conquista da Omnium do Rio de Janeiro, em maio. Agora, tenta vencer a competição cujos moldes são idênticos à anterior.

A corrida, que será neste sábado (29), é dividida em quatro etapas. A primeira etapa, como explica o técnico Marcelo Donnabella, é chamado scratch. São dez quilômetros diretos com uma chegada só. Em seguida, após intervalo, vem a Pontos Race, que também tem 10km, mas é em sistema de pontos: a partir da quarta volta, todas têm chegada e cada uma vale um ponto para o primeiro colocado. Quem fizer mais, sai vencedor.

“A terceira etapa é por eliminação. Uma volta sim, uma volta não, toca um sino e o último colocado sai. Vai eliminando até sobrar dois para a final. A última prova tem 20 quilômetros, também é por pontos e cada dez voltas tem uma chegada, sendo que pontuam os ciclistas que chegaram entre os quatro primeiros. Chegar em pelotão ainda vale 20 pontos. No final dessas quatro provas, quem fizer mais pontos é o campeão”, adiciona Donnabella.

Cristian volta à ação no final de semana seguinte à disputa da Volta Internacional de Guarulhos. Neste ano, o atleta acumula três títulos individuais. Além da Omnium do Velódromo do Rio de Janeiro (categoria Pista), venceu a Prova Ciclística 21 de Abril, em Minas Gerais (categoria Estrada) e a Maratona 100km dos Canaviais (prova considerada como Mountain Bike Maratona, pois tem percurso feito por estradões de terra, às vezes trilhas, com mais de duas horas de duração e circuitos longos).

“Ele está bem. Descansado da Volta de Guarulhos e a expectativa é sempre boa. Mas esperamos uma prova de altíssimo nível, pois terá apenas atletas convidados, que vão representar inúmeras cidades do Brasil e também da Argentina”, salientou o treinador ribeirão-pretano.

Além de Ribeirão Preto, as outras cidades representadas pelos atletas são: Curitiba, San Juan (Argentina), Jundiaí, Santos, Piracicaba, Indaiatuba, São Paulo, Rio Claro, Maringá, Taubaté, Guarulhos, Rio de Janeiro, Santos, Ponta Grossa, Americana, Araçatuba, São José dos Campos, Barra Bonita e São Caetano do Sul.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, copatrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Clínica Collucci, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte.

LEIA TAMBÉM