Associação Terra Ciclismo

Com o objetivo de promover a educação de trânsito, Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro inicia nova fase

Com a previsão de atender cerca de 1440 crianças entre 5 e 12 anos de idade, a “Escola de Ciclismo Pedalando Para o Futuro” está de volta às atividades.

O lançamento oficial do projeto, que passará por Ribeirão Preto, Jardinópolis, Cravinhos, Tambaú e Sertãozinho, será na Associação São Francisco de Assis Gewo Haus nesta sexta-feira (13), às 14h30. O local está recebendo as primeiras aulas.

O principal objetivo da Escola de Ciclismo Pedalando Para o Futuro é promover a educação de trânsito e a cidadania, ensinando as crianças a andar de bicicleta. Elas aprendem leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, toda sinalização (manual) usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito a idosos, crianças e outros veículos, por exemplo.

Após uma semana de aulas, que ocorrem no contra turno escolar, a criançada é presenteada com uma simbólica carteira de habilitação.

“É uma grande satisfação iniciar a sétima fase do projeto. A gente ensina os pequenos a respeitar as placas, faixa de pedestre, as sinalizações e, principalmente, que não é porque está de bicicleta que pode subir na calçada ou andar na contramão. Como ex-ciclista fico muito feliz em contribuir com a inserção da bicicleta na vida desses jovens, na transmissão da forma correta de se comportar no trânsito com a bicicleta”, disse Danilo Terra, o idealizador do projeto, que está em sua sétima fase e ocorrerá até o dia 30 de abril de 2022.

“Na maioria das vezes, a bicicleta é o primeiro veículo que temos. E, por força de leis, não requer uma habilitação. Portanto, o projeto vem com o escopo de inserir as noções de educação de trânsito de forma lúdica. Pois, para as crianças, além de um veículo, a bicicleta também é um brinquedo, um objeto de desejo. Então, de forma despercebida, eles conseguem aprender. Acredito que a melhor fase para enraizar essa educação de trânsito é na infância”, completou.

Desde a primeira fase iniciada em 2013, a Escola de Ciclismo Pedalando Para o Futuro já atendeu 13.665 crianças.

A “Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro – Fase VII” tem os patrocínios da Riberfoods, Cerâmica Atlas e Itaobi Transportes. Os apoiadores são Santa Emília Caminhões e Ônibus, Cenourão Super Varejão, Eletro Móveis, Santa Emilia Automóveis, Moto Nutrigesso, São Sebastião Supermercado, Ourofino Saúde Animal, Pedrão PVC e Power Tractor. A Realização é da Associação Terra de Ciclismo, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo.

LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO
DATA – 13 DE AGOSTO
LOCAL – Associação São Francisco de Assis Gewo Haus
ENDEREÇO – Rua Cônego Fernandes Pinheiro, 486 – Vila Virginia – Ribeirão Preto
HORÁRIO – 14h30

LEIA TAMBÉM