Associação Terra Ciclismo

Ciclismo de Ribeirão termina na 5ª posição por Equipes na Vuelta del Uruguay

Rodrigo Melo venceu a 2ª etapa e foi o destaque da equipe na prova

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) terminou no domingo (16) sua participação na 74ª Vuelta del Uruguay com o 5º lugar na Classificação Geral por Equipes. O melhor colocado da equipe na edição de 2017 foi Cristian Egídio, que terminou na 16ª posição no Geral Individual e na 2ª na classificação de Montanha. Rodrigo Melo foi o destaque, tendo vencido uma das etapas e vestido duas camisas de líderes.

A volta deste ano teve um total de oito dias de disputa e 10 etapas, sendo duas de contrarrelógio. Ao todo, foram percorridos 1415,3 km, começando na cidade de Las Piedras e terminando em Canelones, a 45 km de Montevideo. A capital, de maneira inédita na história da volta, não fez parte do itinerário em 2017, mas deve voltar no ano que vem.

A Equipe de RP teve como grande resultado a vitória de Rodrigo Melo na 2ª Etapa, possibilitando-o de utilizar na etapa seguinte a camisa rosa, entregue para o ciclista com maior regularidade na prova.

17966215_1271619956269864_2288651989137339351_o

Melo foi destaque também na classificação de Montanha, tendo liderado a volta nesse quesito em algumas etapas, utilizando assim a camisa vermelha. No final, ficou na 3ª posição, com 22 pontos. Cristian Egídio foi o melhor brasileiro nessa categoria, terminando em 2º, com 23 pontos. O vencedor foi o uruguaio Matías Perez, com 31 pontos.

Na Classificação Geral Individual, o melhor colocado de Ribeirão foi Cristian Egídio, que terminou na 16ª posição. Rodrigo do Nascimento (36º), Jeovane “Maminha” de Oliveira (42º), Rodrigo Melo (43º), Maurício Knapp (44º) e Luís Fernando Trevisan (56º) foram os outros ciclistas da equipe na prova, que teve como campeão o brasileiro Magno Nazaret, da equipe Soul Brasil, com um tempo total de 31h09min09, mais de 2 minutos a frente do segundo colocado, o também brasileiro, Murilo Affonso, companheiro de equipe. Completou o pódio da volta Flávio Cardoso, também da Soul Brasil.

Na Geral por Equipes, Ribeirão Preto finalizou a prova na 5ª posição, com 92h57min50, tendo conquistado uma vitória, logo na 1ª Etapa da volta. A equipe vencedora foi a Soul Brasil, que terminou com 92h46min11 no tempo total.

Luís Fernando Trevisan buscava o bicampeonato na categoria Sub-23 e terminou na 8ª posição, com tempo de 31h59min54, a 38min48 do campeão Alexander Gutierrez.

Para o treinador Marcelo Donnabella, a participação da equipe na Vuelta del Uruguay foi satisfatória e atendeu às expectativas iniciais. “Sabíamos de nossas limitações e conseguimos atingir os principais objetivos, como vencer uma das etapas. Também brigamos e igual para igual na Montanha, o que nos deixou satisfeitos”.

O próximo desafio da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto é a Prova Ciclística 21 de abril, em Minas Gerais, no feriado de Tiradentes. Ribeirão terá o desfalque de Rodrigo Melo, que fraturou a clavícula na última etapa da Vuelta del Uruguay. Ele deve ser substituído por Lucas Ribeiro, que fará sua reestreia na equipe, após o anúncio de seu retorno.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, co-patrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM.

LEIA TAMBÉM