Categoria Base

 

A Associação Terra de Ciclismo incentiva o ciclismo nas categorias de base. O objetivo da entidade é revelar jovens talentos para o esporte brasileiro. Da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto, na base, vários atletas são destaques em diversas provas estaduais.

A ciclista Gabriela Martins, por exemplo, conquistou a Copa São Paulo por duas vezes, na categoria juvenil. Ganhou, também, medalhas no Campeonato Estadual Escolar.

João Henrique Scaranti, companheiro de equipe, brilhou na categoria infanto-juvenil e levou a Copa SP em 2015. Os dois estão na equipe desde o início.

Em 2016, Cecília Vieira Lance, da categoria juvenil, se destacou em diversas provas, também vencendo a Copa SP, e e conquistou a medalha de bronze na prova de contra-relógio, no Campeonato Brasileiro. João Pedro Rossi é outro destaque do time, tendo vencido o Campeonato Paulista e a Volta do Futuro, em 2017.

Atualmente, em 2017, o time ribeirão-pretano conta com 34 atletas, entre homens e mulheres até 19 anos, que treinam durante três dias da semana e participam de competições oficiais organizadas pela Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo. As categorias de base fazem parte do projeto Terra de Ciclismo Fase 5 que conta com o apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo.